Maquiagem
- Maria Helena
- 5 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Um dos maiores e mais rentáveis departamentos nas produções cinematográficas e audiovisuais é o de maquiagem. A maquiagem é parte essencial do projeto de direção de arte de um filme ou vídeo, todo sua construção precisa ter lógica e justificativa, e muito importante, precisa convencer o espectador ao ponto que ele aceite essa construção como realidade.
Muitas produções de histórias de fantasia, ficção científica e terror são conhecidas por seu projeto de maquiagem, o que rende muito reconhecimento e muitas vezes prêmios importantes para os profissionais dessa área.

Projeto de maquiagem de Greg Cannom, Michèle Burke e Matthew W. Mungle para o personagem Conde Drácula, em Drácula de Bram Stoker (1992) de Francis Ford Coppola, vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem (1993).
Sendo uma parte da direção de arte, a maquiagem deve acompanhar a ideia desse projeto; tudo é definido no roteiro e a partir dele os personagens são estudados por esses profissionais, que escolhem a melhor forma de representá-los, considerando o contexto da história e da relação do personagem com o ambiente.
As caracterizações de atores para interpretação de personagens da cultura popular também precisa ser muito estudada, através de fotos e vídeos e dependendo da época a ser reproduzida, ou no caso de um mundo de fantasia, através de desenhos e pinturas.

Projeto de maquiagem de Jenny Shircore para a personagem Rainha Elizabeth I da Inglaterra, em Elizabeth (1998) de Shekhar Kapur, vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem (1999).
Em Morada, desenvolvemos um projeto de maquiagem que demonstrasse o aspecto psicológico afetando o físico, principalmente para a mãe; devido a sua tristeza Cecília não se importa muito com a aparência, não come ou dorme o suficiente, por isso as maçãs do rosto e os olhos fundos, tem olheiras e marcas de expressão evidentes e olhos vermelhos devido à privação de sono e o choro constante. Rose é o oposto, tem uma postura alegre e jovial, portanto tem uma pele bonita e iluminada, um pouco queimada de sol por morar no interior, onde há espaços mais abertos e céu mais limpo. Após sua mudança, ela passa a usar cores mais chamativas na maquiagem também, representando sua nova liberdade e a passagem da infância para a vida adulta.

Maquiagem desenvolvida para a personagem Rose para a cena na Casa das Rosas, em Morada (2017).
Frances teve o projeto de maquiagem criado a partir de referências de personagens dos filmes de Tim Burton, como Victor Van Dort de A Noiva Cadáver (2005) e Edward Mãos-de-Tesoura (1990), a figura clássica do palhaço e personagens clássicos do terror, como o Nosferatu de F.W. Murnau (1922) e Eric Draven, "O Corvo", personagem do filme homônimo de 1994. Foi uma decisão da equipe manter as feições do ator, contribuindo para uma fusão mais eficaz do sentimento em personagem.

Projeto de maquiagem desenvolvido para o personagem Frances, em Morada (2017).
Komentarze