Shooting Board
- Maria Helena
- 5 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Para produzir uma peça audiovisual, é necessário muito planejamento. Começamos com um roteiro, e depois a decupagem, o storyboard e assim por diante. Quando colocamos em prática, porém, notamos que quase sempre não seguimos o planejamento à risca; não podemos deixar com que saia de controle, é claro, porém o filme será diferente do que imaginamos, até porque está traduzido em outro formato de mídia, o vídeo. Dessa forma, quase sempre precisamos mudar o que está em cena, ou detalhar de forma minuciosa o passo a passo do produto, como se fosse a verdadeira filmagem desenhada, e é para isso que serve o shooting board.

Shooting Board para um comercial de carros feito pelo ilustrador Mario Mancuso.
O shooting board precisa ser o mais fiel possível do resultado final, portanto precisa de visitas a locações, escolha de casting, ensaios, etc, para que tenhamos uma ideia real de como ficará a versão final. Esse tipo de trabalho é mais encontrado em agências, para vídeos e comerciais curtos, pois há mais tempo disponível e menos pessoas e objetos aparecem.

Shooting board para um spot da linha de roupas FARABELLA feito pelo designer e ilustrador Ralph Cabrera.
Em um curta-metragem de baixo orçamento que precisa ser realizado em um curto espaço de tempo, é mais viável realizar um shooting board alternativo, reunindo os ensaios dos atores e a caracterização prévia do cenário, juntamente com a decupagem do roteiro e o planejamento de fotografia.
Em Morada, utilizamos essa técnica, devido á todas as circunstâncias. Muitos elementos do projeto inicial foram alterados, mas a história permaneceu a mesma; as maiores diferenças estão no cenário, que por ser inteiramente produzido contando com figurino, maquiagens, objetos cenográficos e parte das locações dos próprios idealizadores, não precisaram ser construídos. Dessa forma, o uso de fotografias na grande maioria das cenas contribuiu melhor para o projeto.

Em uma das cenas que permaneceram iguais ao desenho original, Rose termina de verificar os últimos detalhes para sua viagem, em Morada (2017).
Comments